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Como atrair + clientes para seu PET


Segundo a pesquisa do Sebrae-SP juntamente com integrantes do Programa Comércio Varejista, fazer melhorias na aparência da loja (fachadas, vitrines, iluminação interna, etc) pode atrair mais clientes e aumentar as vendas de 12% a 40%.


O resultado desse estudo mostra a importância de manter o pet shop atraente, limpo e com fácil acessibilidade, não é?


Para te ajudar, elaboramos algumas dicas para você utilizar o visual merchandising de forma prática, simples e barata na fachada do pet shop. Acompanhe!


1. Desperte a atenção



Você já teve a impressão que as pessoas passam pelo seu pet shop sem prestar atenção nele? Isso pode estar acontecendo porque a sua loja não mudou durante o tempo e já faz parte da paisagem e do cotidiano.


Para que os clientes voltem a se sentir tentados a entrar no seu estabelecimento, pintá-lo pode ser uma boa pedida. Algumas mudanças visuais também são bem vindas.


2. Use o movimento a seu favor


Colocar algo que se mexe na vitrine atrai a atenção de quem está passando na rua.


Não precisa ser algo caro ou muito elaborado. A decisão vai depender de quanto dinheiro você tem disponível para isso. Algumas sugestões são: bonecos, luzes, faixas ou TV com imagens passando.


3. Coloque as promoções em evidência


Se você usa placas para divulgar as promoções na fachada do pet shop, essa é uma dica preciosa.


Coloque a placa virada de frente para quem está caminhando em direção a sua loja. A maioria dos estabelecimentos colocam as placas de lado, forçando as pessoas a virarem o pescoço enquanto andam para ver a promoção. Só tome cuidado para não atrapalhar o movimento, ok?


4. Crie um logotipo


Marcas famosas são facilmente lembradas pelos consumidores por terem um logotipo.


Ele precisa ser curto, de fácil memorização e passar o conceito da sua empresa, algo que remeta à animais e cuidado a eles, por exemplo.

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5. Cuidado com a disponibilidade dos produtos dentro da loja


Oferecer acesso livre aos clientes é importante e está diretamente ligado à experiência que o consumidor tem ao comprar no seu pet shop.


Dentro deste itens, detalhes simples fazem uma grande diferença. Listamos alguns pontos principais que merecem sua atenção:


  1. Facilite o acesso do cliente até o caixa.

  2. Não atrapalhe a passagem com mercadorias no meio dos corredores.

  3. Produtos da vitrine e em promoção devem estar em um lugar de destaque na lojaArrume o pet shop de forma que ele conduza o cliente a comprar mais produtos.

  4. Coloque rações perto dos ossinhos, por exemplo.

  5. Preste atenção na quantidade de produtos dentro da loja e no estoque para não deixar o cliente na mão.

  6. Não deixe os produtos de higiene ou medicamentos perto dos alimentos.

  7. Mantenha o pet shop limpo e organizado

6. Não preencha toda a vitrine com produtos


A vitrine pode funcionar como um vendedor do seu pet shop. Nela, os produtos em destaque são apresentados ao público de forma visual.


Por esse motivo, a vitrine tem que causar uma boa impressão.


Ela tem que estar sempre limpa e organizada.


Uma boa dica é colocar os produtos na altura dos olhos dos clientes. Usar luzes também causa a sensação de destaque.


7. Pegue informações precisas dos relatórios de vendas


Para atrair clientes de maneira contínua, os produtos da vitrine precisam ser trocados periodicamente.


Mas como saber quais produtos destacar na fachada do pet shop?


Os relatórios de vendas chegaram para acabar com essa indecisão. Nele você consegue identificar quais produtos vendem mais e quais vendem menos. Você terá duas opções de ação: aumentar as vendas dos produtos com mais saídas ou evidenciar mercadorias com baixa saída.


8. Considere um estacionamento para os clientes


Hoje em dia, é quase impossível achar uma vaga para estacionar em grandes cidades.


Fazer uma parceria com estacionamentos próximos ao seu pet shop é um grande diferencial.


Caso você já tenha um estacionamento na frente da loja, mantenha-o organizado, limpo e com as delimitações das vagas devidamente pintadas.


9. Capriche no atendimento


Colocar vendedores na frente do estabelecimento oferecendo produtos não é uma boa estratégia de vendas. Os clientes preferem andar pelo pet shop e só pedir ajuda ao vendedor em último caso.


Sendo assim, capriche no atendimento. Se for bem atendido, com certeza o consumidor continuará comprando na sua loja.


Oferecer treinamentos para os funcionários irá ajudar muito na execução dessa tarefa e irá gerar melhores resultados.




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